Atualmente estamos vivendo um momento de inovação tecnológica. A tecnologia em saúde é uma realidade sem volta.
Inteligência artificial, aplicativos de diagnóstico, planejamento digital, impressão 3D, cirurgia guiada, robôs cirurgiões, robôs dentistas.
A inovação tecnológica é uma realidade, com desenvolvimento exponencial.
A tecnologia é uma grande aliada dos profissionais da saúde, planejamento digital e implantação de processos digitais fazem parte do serviço de saúde e são ferramentas que permitem que os profissionais consigam proporcionar aos clientes resultados técnicos de excelência.
Entretanto, a implantação de novas tecnologias nas soluções em saúde implicam no custo dos procedimentos ofertados pelos profissionais da saúde para os clientes.
Para utilizar as novas tecnologias, é fundamental o conhecimento técnico científico atrelado à inovação tecnológica, o que demanda investimento em aprimoramento profissional.
Além disso, as novas tecnologias envolvem equipamentos de alto investimento e custo elevado de manutenção.
Dessa forma, os investimentos realizados pelos profissionais da saúde são repassados aos clientes que muitas vezes questionam a diferença de valores “do mesmo” serviço oferecido por colegas que não utilizam tais tecnologias.
Você investiu em aprimoramento profissional e está alinhado com as novas tendências do mercado tecnológico na área da saúde? Mostre aos seus clientes a tecnologia utilizada e os benefícios que a mesma proporciona quando comparada ao tratamento convencional, agregando dessa forma o valor real do serviço ofertado. Não basta utilizar a tecnologia, é importante demonstrar ao cliente o uso da mesma e seus benefícios.
Pensando em reduzir custos finais avalie as possibilidades de parcerias com empresas que oferecem os equipamentos, antes de investir na compra de um equipamento que em pouco tempo é substituído por outro com novas funcionalidades. Avalie as propostas de locação do equipamento e de contratação de parceiros in office.
Defina o perfil do serviço que deseja ofertar aos seus clientes e quando decidir por implantar novas tecnologias, lembre-se sempre de agregar a humanização ao atendimento clínico para atender às expectativas de seu cliente. Afinal ele escolheu você como profissional.
Visando permanecer em um mercado competitivo torna-se necessário o aprimoramento contínuo, a incorporação de novas tecnologias e a humanização no atendimento clínico.
Nós da Escobar Consulting estamos à disposição para realizar um Planejamento estratégico de implantação de novas tecnologias no seu serviço de saúde
Elaine Escobar