Conforme vimos nas matérias anteriores postadas em nosso Blog, nem sempre os profissionais da saúde realizam um estudo das demandas do mercado local, ou definem o seu público alvo e estratégias antes de montar seu consultório ou clínica ou ainda decidir trabalhar com colegas ou em um coworking.
Sem planejamento, o empreendimento tem início, sem diretrizes e com o passar do tempo surge a percepção de muito trabalho e rendimento não compatível com o trabalho realizado.
É comum surgirem questionamentos se a escolha da profissão foi a correta. A resposta é que o profissional fez a escolha certa, tem conhecimentos técnico-científicos que o colocam no mercado, porém não observa o seu consultório ou clínica como um empreendimento. Não planeja ações estrategicamente e não realiza precificação adequada de seus serviços. Isso gera muitas vezes gastos desnecessários e cobranças que não consideram os honorários profissionais, ou ainda cobranças inferiores ao custo da hora do profissional.
A precificação definindo o valor da hora do atendimento clínico, bem como definindo o valor do investimento do cliente para cada procedimento oferecido pelo profissional, permite um melhor aproveitamento dos resultados do serviço ofertado aos clientes.
A precificação, considera os custos fixos, os custos variáveis, o número de horas mensais de funcionamento da clínica ou consultório e a ociosidade não intencional de agenda (por exemplo: pacientes que desmarcam de última hora).
Ao definir a tabela de investimentos dos clientes é fundamental ter planilhados os custos do consultório ou clínica e considerar o nível de conhecimento técnico-científico e experiência do profissional. O preço dos serviços não devem ser definidos pela média da concorrência nos arredores, mas por cálculos que levam em consideração o valor do serviço ofertado ao cliente e a percepção de valor do serviço pelo cliente. Em um mesmo conjunto comercial, a percepção de valor do serviço de dois profissionais pode ser diferente. Isso é o resultado da diferença no atendimento prestado entre os profissionais com conhecimento, experiência, empatia e atenção diferentes.
Se a precificação não foi calculada no planejamento do consultório e o consultório já está em funcionamento, o primeiro passo para uma boa gestão e obtenção de resultados é a correta precificação.
Como está a precificação dos seus serviços? Você sabe o custo da sua hora? Está satisfeito com os resultados obtidos em seu empreendimento?
Caso precise de ajuda, nós da Escobar Consulting poderemos realizar através da nossa Consultoria, serviços como a precificação e definição da sua tabela de valores de investimento dos clientes.
Elaine Escobar