É muito comum que um profissional da saúde (biomédico, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ou psicólogo) ao finalizar os seus estudos conclua que o próximo passo seja a montagem do seu consultório.
Entretanto, nem sempre essa é a melhor alternativa. O consultório próprio é apenas uma das opções para esses profissionais.
Trabalhar na clínica de um colega, sendo remunerado pela porcentagem dos procedimentos realizados, locar um único período por semana em uma clínica localizada em um bairro onde gostaria de atuar, começar a trabalhar em um coworking ou ainda associar-se a outros colegas para montar uma clínica de especialidades ou voltada para um público alvo específico, podem ser opções mais atrativas.
Em nossa última matéria, falamos sobre as etapas iniciais de montagem de um consultório, mas como saber se essa é a melhor opção para o seu caso?
Muitos fatores devem ser levados em consideração antes dessa tomada de decisão. Avalie cuidadosamente suas perspectivas, a curto, médio e longo prazo.
Algumas escolhas nortearão o seu futuro profissional. O ideal é que o início de sua carreira seja norteado pelo seu objetivo profissional. Considere qual o perfil profissional que você gostaria de ter em 5 e em 10 anos. Considere o público alvo que gostaria de atender, a cidade na qual gostaria de trabalhar e o bairro no qual gostaria de atuar. Definir também o seu perfil de atendimento é de grande importância, Tenha clareza se seu perfil é individualista ou se você compreende os benefícios do trabalho multiprofissional e consegue se adaptar a esse modelo.
Busque alternativas iniciais que estejam de acordo com suas metas profissionais a médio prazo. Por exemplo, busque oportunidades de trabalho com um profissional que tenha o perfil que você gostaria de desenvolver. Compreenda que o aprendizado acompanha toda sua trajetória profissional e abre novas oportunidades.
As suas escolhas devem ser norteadas por suas habilidades específicas e emocionais, bem como seu desejo ou não de seguir uma determinada especialização ou atuar como generalista.
Ao realizar sua escolha, pondere também suas expectativas para sua vida pessoal. A vida profissional e a vida pessoal devem estar balanceadas, para que uma não anule a outra e você tenha a real alegria de desenvolver seu trabalho diariamente.
Caso não tenha realizado esse planejamento no início de sua carreira profissional, ou esteja em um novo momento profissional, você poderá realinhar suas expectativas e traçar novos rumos com novas perspectivas.
Você pode definir suas metas e planejar o melhor caminho a seguir e opções alternativas sozinho ou buscar o auxílio de um mentor profissional que possa auxiliar na definição das metas alinhadas ao seu perfil profissional e delinear as melhores opções de caminhos para atingi-las.
Acompanhar a trajetória profissional e ver o sucesso profissional de nossos mentorados é uma grande alegria. Desde 2012, realizamos mentoria de profissionais da saúde com excelência e poderemos ajudá-lo também. Qual a melhor opção para você no momento? Conte com os mentores da Escobar Consulting para lhe ajudar.
Elaine Escobar