Em nossa última publicação abordamos a importância da precificação correta dos serviços. A análise dos custos fixos e custos variáveis é fundamental para definir a precificação do serviço, a experiência do profissional prestador de serviço e a qualidade do serviço prestado também impactam na precificação.
Existe, no entanto, uma diferença significativa entre o preço e o valor do serviço ofertado.
Preço de um serviço é a quantia em dinheiro que um cliente paga pelo serviço prestado. O valor do serviço, não está relacionado com o custo financeiro do mesmo para o cliente.
O valor do serviço considera a expectativa do cliente, a experiência vivenciada pelo cliente durante a obtenção do serviço e os impactos positivos e negativos que esse serviço trouxe para o cliente. Dessa forma, o valor do serviço será diferente para cada cliente.
As expectativas são individuais e a experiência vivenciada pelo cliente durante a obtenção do serviço é única.
Definir processos com padrão de qualidade, ajuda a prever o valor dos serviços prestados na percepção do cliente, porém a experiência vivenciada pelo cliente e a expectativa individual de cada um definirão a percepção de valor do serviço.
A expectativa do cliente é construída baseada nas experiências prévias vivenciadas pelo cliente, nas informações de terceiros, em pesquisas e conhecimento sobre o serviço ofertado. A construção de expectativas pode envolver também o preço do serviço, que poderá estar alinhado à realidade financeira do cliente. A forma de pagamento do serviço ofertado, também pode ser parte da expectativa do cliente, dentre outros fatores individuais.
Oferecer um serviço que atenda às expectativas do cliente não é suficiente para a percepção de valor agregado ao serviço. Dessa forma, é importante conhecer as expectativas de cada cliente quanto ao serviço e superar as expectativas do cliente.
Como está a percepção de valor de seus serviços por seus clientes? Como está o controle do padrão de qualidade dos serviços ofertados? Existem processos que norteiam a prestação dos seus serviços?
A Escobar Consulting, está no mercado desde 2012 agregando valor aos serviços prestados pelos profissionais da saúde.
Conte com nossa consultoria para auxiliar no delineamento de processos com padrão de qualidade, e na experiência vivenciada por seu cliente.
Elaine Escobar